A valeriana possui várias propriedades medicinais que podem ser usadas para:
A valeriana possui compostos sesquiterpênicos na sua composição, como os ácidos valerênico e isovalérico, que tem propriedades calmantes e sedativas com ação tranquilizante, o que pode ser útil para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.
Além disso, alguns estudos mostram que tomar o chá de valeriana em combinação com a erva-cidreira pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.
Os ácidos valerênico e isovalérico presentes na valeriana aumentam a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que age aumentando a sensação de relaxamento do corpo e diminuindo os sintomas de ansiedade e estresse como agitação, nervosismo, cansaço mental ou dificuldade de concentração.
Além disso, alguns estudos mostram que, por reduzir a ansiedade, a valeriana pode auxiliar no tratamento de doenças como transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Por possuir compostos sesquiterpênicos na sua composição como os ácidos valerênico e isovalérico, a valeriana ajuda a aliviar os sintomas da TPM por aumentar a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro que tem ação sedativa e tranquilizante, ajudando a melhorar o estado de mal humor, nervosismo e ansiedade, associados à TPM.
A valeriana pode ser usada para diminuir os sintomas da menopausa como irritabilidade ou nervosismo, pois possui flavonoides na sua composição como hesperidina e linarina, que ajudam a combater as ondas de calor e suor excessivo, comuns na menopausa.
Além disso, a valeriana age como um calmante natural, regulando os níveis de GABA no cérebro, melhorando o humor, aumentando a sensação de bem-estar, melhorando a qualidade do sono e diminuindo a insônia.
A valeriana possui na sua composição ácidos com propriedades anti-espasmódicas e anti-inflamatórias, diminuindo a contração do útero e inibindo a produção de substâncias inflamatórias, principalmente as prostaglandinas, e por isso ajuda a aliviar as cólicas menstruais.
Alguns estudos mostram que a valeriana, principalmente quando utilizada em combinação com a erva cidreira, ajuda a controlar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, reduzindo os sintomas desse transtorno, como impulsividade, agitação e agressividade, e ajudando a melhorar a atenção, o foco e a conclusão de tarefas.
A parte normalmente utilizada da valeriana é a raiz de onde são extraídas suas substâncias ativas e pode ser consumida na forma de chá ou cápsulas.
As principais formas de usar a valeriana são:
Para fazer o chá de valeriana é aconselhado usar somente as suas raízes secas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Adicionar a raiz seca de valeriana na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos. A seguir, coar e beber 30 a 45 minutos antes de deitar.
Este chá não deve ser ingerido por grávidas, nem crianças com menos de 3 anos. Também não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia, pois pode provocar o efeito contrário, causando agitação e insônia.
Formas de envios |
Enviamos para todo Brasil
Entrega garantida
Atendimento Seg a Sex: 8 a 18
Aceitamos cartão, pix e boleto
Ervas e Saude Comercio de Produtos Naturais LTDA CNPJ 60.396.766/0001-69
© 2025 Todos os direitos reservados.
Deixe um comentário